quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Imprevistos V

Quando chegou a casa dele, chovia intensamente.
- Acha que merece?... – perguntou ela, apontando para a roupa molhada.
Ele riu-se.
- Tenho uma camisa que lhe vai ficar lindamente.
Cheirava a café. Luís correu a desocupar o sofá que estava cheio de livros.
- Desculpe a desarrumação…
- Como se eu já não soubesse! – disse, olhando para a lareira que crepitava – E esse café?...
Ele foi buscá-lo. E, na tampa da cafeteira, trouxe, enrolada, uma folha escrita a preto.
- Já reparou que o café sabe melhor quando traz um imprevisto consigo?
- Só conhecia as frases dos pacotinhos de açúcar… - respondeu ela, desenrolando a folha.
Leu-a. E abanou a cabeça, sorrindo.
- Você…
Ele envolveu a chávena de café com as mãos, olhando-a, de seguida.
- Inspiras-me
Ela corou.
- Esta casa é… - disse, levantando-se, e olhando pela janela que deitava para a encosta do castelo – igual a ti…
E virou-se para ele. Ficaram a olhar-se por um instante. Ela voltou a distrair-se na janela. Luís ergueu-se, e foi abraçá-la por detrás dos seus ombros. Continuava a chover abundantemente.
- Estava tudo muito certinho antes de eu aparecer na tua vida, não estava?... – perguntou ele, em segredo.
Ela virou-se, irritada, e fitou-o.
- Sim, estava, seu…
Ele beijou-a ternamente.
- Mas assim é muito melhor, blackberry.
Ela riu-se.
- O que é que eu tenho a ver com amoras?...
- Se tu fosses uma fruta serias uma amora silvestre. Das escuras… Meeting Miss Blackberry, é assim que lhe vou chamar. Gostas?...
Ela acenou, devagarinho, e deixou que ele a beijasse sob o som cruzado da chuva e da madeira em brasa a estalar.

A pequena folha da cafeteira escorregou para o chão, pousando sobre o tapete. Poderia então ler-se, numa letra discreta: “Estou a escrever um livro para ti.”

1 comentário:

  1. Inesperado, este blog!
    Parabéns, João, é aqui que encontro Arte e Humanidade. E mais, cada um é melhor que o anterior, e eu acredito que o mais difícil é manter essa tendência. É aí que é preciso inteligência!
    Um grande beijinho e bons escritos
    Vera Biscaia

    ResponderEliminar