segunda-feira, 8 de junho de 2009

As Falsas Oportunidades

- Aproveita… - sussurrava-lhe o diabo – Se não for agora, nunca mais!
E, levando-o em sonhos ao pináculo do templo, onde séculos antes levara Jesus, mostrava-lhe tudo o que ele poderia ter, imediatamente.
- Vamos, só tens esta oportunidade! Porque esperas? Rápido, faz!
Ouvia-se uma música nervosa.
- Olha, todos o fazem!... Não me digas que vão todos para o Inferno… - dizia, com um sorriso malicioso.
O convite era cheio de uma sedução estranha, incómoda.
- Vejamos: não é assim tão mau! Não sendo óptimo, também não é nada de dramático. Se pensares bem, até pode acabar por gerar benefícios… Vai fazer-te bem. Tu precisas disto!
O homem cheirava o engano daqueles argumentos, mas a retórica do diabo era hábil e em forma de novelo.
- Espera: não é o teu Deus que perdoa sempre? Ele há-de perdoar-te mais uma vez, então. Lembra-te do filho pródigo. Não irá ele salvar a ovelha perdida? Acaso não é cheio de misericórdia?
Depois começou a falar freneticamente, a atormentá-lo, não lhe saindo da cabeça e, sobretudo, a sussurrar-lhe: é uma fatalidade, vais acabar por ceder. Enfraquecia-o, cansando-o.
Porém, o anjo veio em seu auxílio, trazendo consigo o espírito da Verdade. E disse, referindo-se ao pecado:
- Tu queres mesmo fazer isso?
O homem pensou por uns instantes. E, caindo na conta de si mesmo, respondeu, surpreendido:
- Não.
- Lembra-te: a acção livre é fruto da vontade e não da possibilidade. Não vás para a praia se não quiseres, ainda que esteja um sol extraordinário.
Ele consentiu.
- Diz-me: essa acção é boa ou má?
Ele não se demorou sobre o assunto.
- É má.
- Lembra-te: o mal é absoluto e injustificável. Não se torna mais aceitável por existirem outros males mais graves, nem mais legítimo por muitos o fazerem. Não roubes uma pastilha só porque há quem mate.
O homem concordou.
- E agora diz-me: tu acreditas que Deus perdoa sempre os teus pecados?
Ele respondeu, com devoção:
- Sim, eu acredito.
- Ele perdoa, de verdade. Diz-me ainda outra coisa: tu amas Deus?
- Eu não sei amar; mas, através do Espírito, amo-o de verdade.
- Lembra-te então: A fidelidade é uma questão de amor e não de medo. Muitos são fiéis por medo das consequências e não por quererem o melhor para o outro. Tu, porém, sê diferente, para que a misericórdia de Deus seja motivo da tua Esperança e não razão da tua queda. Coragem!
E desapareceu. Quando o diabo voltou a falar, o homem começou a rezar baixinho:

Em Vós, Senhor, me refugio; jamais serei confundido.
pela vossa justiça salvai-me.
Inclinai para mim os vossos ouvidos;
apressai-Vos em libertar-me.
Sede a rocha do meu refúgio,
e a fortaleza da minha salvação.

Porque Vós sois a minha força e o meu refúgio,
por amor do vosso nome, guiai-me e conduzi-me.
Livrai-me da armadilha que me prepararam,
porque Vós sois o meu refúgio.
Em vossas mãos entrego o meu espírito;
Senhor, Deus fiel, salvai-me.
Detesto os que adoram ídolos falsos;
eu, por mim, confio no Senhor.
Hei-de alegrar-me e regozijar-me com a vossa misericórdia,
pois vistes a minha miséria
e conhecestes a angústia da minha alma.
Não me entregastes nas mãos do inimigo,
mas destes aos meus pés um caminho espaçoso.

Mas eu confio em Vós, Senhor;
e digo: "Vós sois o meu Deus.
O meu destino está nas vossas mãos;
livrai-me dos meus inimigos e perseguidores.
Brilhe sobre o vosso servo a luz da vossa face;
salvai-me pela vossa misericórdia."

Sem comentários:

Enviar um comentário