sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Guião do 5º Encontro de Preparação para o Crisma


Será o Espírito tão complicado assim...?



Representação Renascentista do Espírito Humano

.
O sopro de Deus que transforma o homem

- Podemos comparar o Espírito a um jornal, com dois dossiers interligados: o dossier Eu, e o dossier Deus.

- Como qualquer jornal, é preciso lê-lo para conhecer o seu conteúdo. Posso ler só os títulos, ou também o desenvolvimento das notícias (a minha história e a história da Salvação) e os comentários dos colunistas (as pessoas que me conhecem melhor, alguém mais experimentado do que eu na Fé).

- Uma leitura profunda deste jornal e uma vontade decidida de subscrever as suas ideias TRANSFORMAM-ME: este é um aspecto central a nossa Fé. O Espírito tem uma natureza transformacional. O Espírito converte, no dia-a-dia, o meu olhar, as minhas palavras e as minhas atitudes. É, simultaneamente mapa e bússola, porque me ajuda a inventariar os caminhos possíveis e me permite decidir qual é o melhor para mim. Não se trata, assim, de uma Fé geral e normativa mas concreta e dinâmica.

- O Espírito já foi oferecido à Humanidade (Pentecostes) e a mim próprio (Baptismo). Eu já estou no Espírito. “Muitos são os chamados mas poucos os escolhidos”: todos receberam o Espírito mas nem todos lhe aderem; todos estão envolvidos pelo Espírito mas nem todos o absorvem. O Escolhido é, curiosamente, aquele que escolhe seguir o Espírito; é Escolhido no sentido em que, depois de ele próprio escolher, essa escolha é assumida por Deus. Como Deus só pode assumir a escolha de quem efectivamente o escolheu, poucos são os Escolhidos. Mas, à priori, todos fomos escolhidos à data da nossa Criação.

- Através do Espírito manifesta-se o poder de Deus: nos milagres quotidianos (dos quais mais um dia da minha vida é o maior de todos) e nas pequenas tarefas do meu dia posso superar-me e ser testemunho de Deus, pois o “Espírito do Senhor ungiu-me”, à semelhança de Cristo, “para ser luz entre as nações”.

Sem comentários:

Enviar um comentário